maio 15, 2009

Maitê Proença repercute pesquisa "A Quarta Mulher" da professora Isabelle Anchieta

Maitê Proença e Isabelle Anchieta 

Ontem estive em um debate com a atriz e escritora Maitê Proença. O tema: amor. Mas, para a minha grata surpresa Maitê fez questão de repercutir a pesquisa que desenvolvo sobre as imagens da mulher "A Quarta Mulher" .  Ela lembrou as fases e afirmou que acredita que estamos caminhando mesmo para aquela que defino como a quarta mulher. Uma mulher que está mais preocupada com ser, afrouxando as cobranças, as representações e os estereótipos e que pode, enfim, estabelecer uma relação verdadeira com a vida e com um homem. Ao fim, em conversa informal, ela disse que teve acesso a pesquisa através da jornalista Mônica Waldvogel que esteve comigo em Belo Horizonte para debater a pesquisa no mês de abril (24/04). Nossa! Ontem não dormi direito. Ainda é  surreal pensar os caminhos que a pesquisa está ganhando, a vida e a forma como pessoas interessantes estão se apropriando da discussão. Divido aqui esta felicidade da qual já toquei em postagem anterior: a do amor aos nossos propósitos. E, falando em amor....esse foi o nosso tema ontem.  Na fala de Maitê o amor tem um quê de destemor, de entrega. Dá-se em um tempo necessário de decantação e não pode acontecer em um contexto onde a velocidade atinge todas as esferas sociais (o cinema, a forma de comer, de andar e etc). O amor tem relação com o tempo, não o tempo social, mas o tempo do amor. O amor também aciona os sinos de todas as catedrais, pode nos conduzir a experiência do sublime, mas contém  o sofrimento, a dor. Estar disposto a ele é sua condição, sem pensar em suas consequencias, no seu fim. Uma entrega que pressupõe a queda das máscaras, das represetações e a emergência do humano e de suas contradições. Exige, por isso, mais do que um sentimento forte, mas a compreensão do outro, dos seus desejos, das suas demandas. Em uma de suas crônicas," Amor da minha vida" (a que mais gosto, por sinal) ela sintetiza isso, lindamente, e diz: "Não basta que haja amor para se viver um amor. (...) É preciso me traduzir a cada centímetro do caminho". 


Obs >> Só está faltando eu no Saia Justa (rs, tô brincando...)

7 comentários:

Anônimo disse...

Querida Professora Isabelle,

Como é satisfatório ler seus artigos com foco ao amor que devemos ter aos nossos propósitos, palavras que levam a grande reflexão, nós dá força para asumir um risco ou compromisso pessoal, sem tais compromissos a vida fica caótica e sem sentido. Dante, ao falar sobre o Inferno, descreve os preguiçosos - aqueles que não conseguem se decidir, que não conseguem ser fiéis a um ideal ou a uma pessoa, como pessoas que sentem um impulso irresistível de correr atrás de um emblema ou insígnia. A punição simboliza de forma caricatural o que elas deveriam ter feito quando vivas: comprometer-se verdadeiramente com algo e TER PROPOSITOS!
Parabéns pelo belo artigo.
Fiorentino Capone

Anônimo disse...

Querida Professora Isabelle,

Como é satisfatório ler seus artigos com foco ao amor que devemos ter aos nossos propósitos, palavras que levam a grande reflexão, nos dá força para assumir um risco ou compromisso pessoal, sem tais compromissos a vida fica caótica e sem sentido. Dante, ao falar sobre o Inferno, descreve os preguiçosos - aqueles que não conseguem se decidir, que não conseguem ser fiéis a um ideal ou a uma pessoa, como pessoas que sentem um impulso irresistível de correr atrás de um emblema ou insígnia. A punição simboliza de forma caricatural o que elas deveriam ter feito quando vivas: comprometer-se verdadeiramente com algo e TER PROPOSITOS!
Parabéns pelo belo artigo.
Fiorentino Capone

Manuela disse...

Nossa!!!Estou encantada com a sua magnetude de escrever,falar e ser.
Uma mulher que é capaz de mostrar o que sabe com força e determinação e com uma coragem que poucos têm.
Não tenho palavras para descrever o quanto sou grata pelas suas aulas e pelo o que você passou para mim e para o meu grupo "UZ8".
Simplismente muito obrigada!
E tenha certeza absoluta, que o que acreditamos de verdade só basta abrimos para ver.
Porque já é nosso.
Beijossss

LeoAnchieta disse...

Eu apóio! Belle no Saia Justa! Beijo, Leo Anchieta!

Anônimo disse...

vc no saia justa seria demais!!rs! estou encantada com seu trabalho e com suas aulas!! parabéns pela bela repercussão da sua pesquisa.

Marleyde Alves

Fabíola Paiva disse...

agora eu quero MESMO ver vc no SAIA JUSTA! hehehe
PARABÉNS! você merece muuuito tudo isso que tem vivido na sua vida profissional!
admiro muito vc :)

beijos

Anônimo disse...

Eu ia adorar ver você no Saia Justa... rs
BJUS