novembro 02, 2008

A moda e o luxo na era Hipermoderna - CIM 2008


>RESUMO DA PALESTRA DE LIPOVESTKY NO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA, em 22/10/08, Madri

GILLES LIPOVETSKY (filósofo francês)

“Não podemos reduzir a moda a competição entre classes; há um erotismo no luxo que as pessoas se recusam a pensar” com a frase Lipovetsky responde aos críticos da moda que insistem em interpretá-la somente a partir das categorias de competição, rivalidade e distinção social. O filósofo defende, solitáriamente, que devemos ver na moda também um lócus de prazer, lúdico e experiências humanas. Para ilustrar a cena ele imagina uma mulher comprando um perfume em uma loja, ela abre o frasco, experimenta as fragrâncias, delicia-se com isso. Lipovetsky, após desenhar a cena afirma: não há função nenhuma nisso, no usar perfume. “O efêmero incomoda, pois queremos coisas que durem, sólidas”.Mas, as coisas não duram e nos demos conta disso, o próprio conceito do luxo deixa de ser localizado pela posse de objetos (ostentação) e passa a ser cada vez mais um “luxo experencial”. O luxo do turismo cultural, de passear pelo jardim de Versalles, o luxo da degustação de vinhos e temperos. Um luxo que promove "uma experiência de eternidade com o tempo”.

Se gostou da discussão a dica é ler o livro: LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O Luxo Eterno.São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Nenhum comentário: