novembro 02, 2008

Projeto Laboratório de Moda Brasil - CIM 2008, Madri/Espanha


> RESUMO DA PALESTRA sobre o projeto Laboratório de Moda Brasil no 1º Congresso Internacional de Moda, Madri, 23/10/2008. (O projeto ficou entre as 10 pesquisas internacionais selecionadas para apresentação oral dentro da programação oficial do evento representando o Brasil ao lado da Itália, França, Espanha, Portugal entre outros países).

Autoras:
Isabelle Anchieta de Melo
Adrienne Rabelo Anchieta

O projeto Laboratório de Moda é uma proposta de metodologia para o processo de criação de moda que tem as cidades brasileiras e seu multiculturalismo como inspiração. Assim, a partir da iconografia de uma cidade ou região nacional uma coleção de roupas poderá ser criada. A proposta, como o próprio nome antecipa, quer fazer do Brasil um laboratório para a criação de moda. Experimentar formas, cores, texturas e temas particulares da cultura brasileira para o universo da moda é o seu objetivo.
A metodologia é fruto da parceria entre a estudiosa e designer Adrienne Rabelo e a pesquisadora e mestre em comunicação Isabelle Anchieta, que utilizou com o aporte teórico a reflexão do historiador de arte Erwin Panofsky.
Assim, para realizar a tradução das formas da arquitetura; natureza; arte; artesanato; costumes que compõem as cidades brasileiras para o universo da moda nos apropriamos da análise de imagens idealizada por Panofsky. Pensada originalmente para a análise de obras de arte, a metodologia revelou-se rica e pertinente também para o processo de criação em moda.
.
PARA ENTENDER MELHOR ACOMPANHE OS SLIDES

Obs. 1> A animação acima foi criada pela brasileira que integra a equipe do museu do Traje, Angélica Santos. Ela documentou a apresentação e a divulgou em seu blog (mi-cajon.blogspot.com). Vale a pena visitar o blog da Angélica que, com colaboração de outros "cariocas espalhados pelo mundo", dá dicas generosas e singulares da moda e dos modos de vida na Europa.

oBS 2> O projeto "Laboratório de Moda Brasil" foi tb adapdato para se tornar uma série para a TV. Gravamos durante 2007/2008 um piloto que envolveu a participação de 11 estudantes de design, uma produtora de vídeo - Cara de Cão/BHZ - com direção de Alfredo Alves. Estamos negociando sua exibição com algumas emissoras, que sabe, em breve, o programa irá ao ar...

Nenhum comentário: