dezembro 02, 2008

Professora lança seu primeiro livro sobre Jornalismo Cultural (Prêmio Itáu Cultural)


Irei lançar meu primeiro livro na área denominado “O Ensino do Jornalismo Cultural no Brasil”, dia 03/12/08, em SP durante o II Seminário Internacional de Jornalismo Cultural. A publicação conta comigo e mais 8 professores de jornalismo do país selecionados pelo prêmio Rumos Itaú Cultural. Iremos apresentar um mapeamento crítico da questão do ensino e da discussão do conceito de jornalismo cultural. Em meu ensaio discuto qual o conhecimento produzido pelo jornalismo cultural.
>A seguir um trecho da minha discussão...
“Você já parou para pensar que tipo de conhecimento você adquire lendo as editorias jornalísticas destinadas à cultura? De qual é a relevância do que está apreendendo para a sua vida, sua formação? Essas respostas são importantes, pois grande parte do que nós conhecemos sobre a cultura; conhecemos por meio do jornalismo cultural. Saber o que estamos consumindo é sondar boa parte dos “sujeitos culturais” que somos.
E, pesa sobre essas questões controvérsias. Acusado de empobrecer a cultura por alguns e venerado por democratizá-la por outros o jornalismo cultural é, por isso, uma faceta polêmica e fascinante da comunicação”.

>>OBS. Estou muito entusiasmada com a publicação, minha primeira (espero que de muitas...). Esse é meu grande presente de Natal, o reconhecimento da minha reflexão na área.

II Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural

O norte-americano Andrew Leland, editor da The Believer; o diretor da Folha de S.Paulo, Otávio Frias Filho; e o professor de história da cultura Nicolau Sevcenko são alguns dos nomes que estarão reunidos no II Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural.

Sala Itaú cultural - Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso [próximo à estação Brigadeiro do metrô]
informações 11 2168 1777 www.itaucultural.org.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara Professora Isabelle,

Parabéns por mais esta conquista!

Att.
Fiorentino Capone

Bruna e Vinícius disse...

Olá Professora,

Que bacana!!!

Parabéns e Sucesso!!!

Abs,

Bruna.

Unknown disse...

Isabelle, PARABÉNS!!!!!!!!!!!!
Fico muito feliz por você, e é redundante dizer que você merece muito, tenho certeza que você está colhendo os frutos de muita dedicação, persistência e principalmente da fé que você demonstra ter em seus sonhos.
Espero poder comprá-lo logo...srrsrsrs Tenho certeza que será uma publicação singular...
Um Beijo!