outubro 02, 2014

Pesquisadora recebe distinção pela USP na defesa da tese “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno”



Com a tese “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno” a pesquisadora mineira Isabelle De Melo Anchieta recebeu distinção acadêmica por unanimidade em uma banca composta pelo historiador e professor emérito Fernando Novais, a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, o antropólogo italiano Massimo Canevacci e os sociólogos Ferdinando Martins e Maria Arminda do Nascimento Arruda pela USP, em 16 de setembro. Na fala final a pró-reitora de extensão e cultura da USP e orientadora da tese, Maria Arminda afirmou: "a pesquisa da Isabelle é de vanguarda. Pós-gênero. Ela é corajosa, valente e nas mais de 300 bancas que estive nunca vi nada igual". 
O reconhecimento trata-se de uma excepcionalidade, já que a Universidade de São Paulo aprovou norma impedindo a distinção das teses. Desde então, o doutorando era apenas aprovado(a) ou reprovado(a). A banca, entretanto, conferiu a candidata a distinção através de um parecer na ata afirmando: “A banca, por unanimidade, destaca a originalidade, o escopo da pesquisa, bem como a sua realização. Sublinha ainda o desempenho da defesa. A banca aprova, pois, a tese com distinção e recomenda a sua publicação".  Além dessa quebra de protocolo da banca, o público protagonizou outra: os aplausos no fim da defesa.
A mineira conquistou também nesse ano outro feito inédito, foi a única brasileira selecionada entre os 8 finalistas na Competição Mundial Jovens Sociólogos promovido pela ISA (Associação Internacional de Sociologia), em parceria com a UNESCO. Isabelle viajou ao Japão em julho para receber o prêmio e apresentar o seu artigo, quando também recebeu elogios da banca examinadora. A professora Ph.D. Emma Porio, executiva da Associação Internacional de Sociologia, disse após a apresentação de Isabelle, "é muito novo o que está dizendo, você propõe uma abertura de mentalidade que há tempos não vejo nos Congressos Internacionais".
Isabelle propõe um neologismo denominado “individumanização” que combina individualismo e humanização. Segundo a pesquisadora foi “a conjugação entre esses dois processos sociais aparentemente contraditórios e que se revelaram interligados durante a pesquisa que denominei “individumanização”. Um termo que nos possibilita entender essa engenhosa dinâmica social que gradativamente amplia os processos sociais de individualização na medida em que aumentam as oportunidades de comunicar nossas particularidades _ humanizando-nos. Assim, contrariando todas as previsões, essa tendência se deu por meio da aceleração da individualização. Conformação que não produziu, como se esperava, o isolamento social (o homo clausus), mas tem ativado uma nova forma de socialização, vínculos, disputas, solidariedades e trocas. Fatos que podem indicar uma nova tendência global nas relações humanas; uma nova forma de identificação e integração, que tem curiosamente como motriz a aceleração da individualização”.
As recentes conquistas da belo-horizontina são fruto de suas pesquisas dedicadas a História Social da Imagem. Tema ao qual se dedica há 8 anos, realizando viagens ao exterior para conhecer pessoalmente as imagens em panfletos noticiosos, manuscritos, quadros e mosaicos. Isabelle visitou conventos, museus e bibliotecas na Itália, França, Espanha, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Turquia (Istambul) e Estados Unidos.  “Me dei conta que percebi coisas “novas” no contato direto com as imagens. Em todas as análises há, por assim dizer, conexões inéditas. Por exemplo, demonstro a mútua contaminação entre as imagens das bruxas e das índias tupinambás canibais. No volume dedicado a Maria e Maria Madalena revelo os efeitos imprevistos gerados pela imagem da Virgem Maria ao empurrar as mulheres pobres para a prostituição. Algumas delas serão as primeiras pessoas que não pertenciam a um estrato social elevado a terem um retrato público realizado por grandes artistas da época, ascendendo simbólica e economicamente. Por isso, localizo as cortesãs como as primeiras a entrarem na modernidade, antes mesmo da chegada da modernidade. Irei também conectar as freiras possessas dos conventos a imagem de Maria Madalena. Imitando a suposta prostituta bíblica elas passam de endiabradas a santas por meio dos exorcismos espetaculares e, por fim, demonstro como se dá a formação do estereótipo personalizado e transgressivo das Stars de Hollywood”.     
Isabelle conclui que as mulheres sempre tiveram poder sobre suas imagens. Contrapondo-se a ideia corrente de que o marco dessa autonomia seja a auto-representação e produção de imagens pelas mulheres, a partir do sec. XVII. A pesquisadora também propõe na conclusão dois neologismos. Polimagens e Individumanização.
O primeiro remete a ideia de que uma imagem contém várias imagens que a precedem. Trabalhando com séries, a pesquisadora revela o diálogo entre as imagens, demonstrando as continuidades, sobrevivências e parciais rupturas entre as imagens na longa duração histórica. Para ela a imagem nunca é o ponto zero, elas se citam e se contaminam, estabelecendo diálogos que lhe são próprios.
O segundo, neologismo é segundo ela um processo em curso onde persiste a questão levantada em sua conclusão: “estamos sendo conduzidos a um nível de integração social mais ampliado? Ou será esse mais um ideal contemporâneo? Conseguiremos estabelecer identificações recíprocas mais estendidas, ultrapassando a diferença sexual, as origens e as nacionalidades? Será que esse processo pode conduzir a uma maior pacificação com a configuração de certa unidade humana? Sabemos que há uma série de “travas” persistentes. O preconceito racial, as diferenças entre homens e mulheres, entre etnias e culturas, as desigualdades econômicas e as separações entre os grupos são realidades do nosso tempo.
No entanto, apesar de tantos impedimentos ao processo de “individumanização”, já podemos perceber a emergência de uma nova imagem pública no séc. XXI: a face humana. O rosto tornou-se simultaneamente o símbolo de nossa singularidade e integração à humanidade. Tem papel central, “talvez o mais central”, para a identidade-eu e para a sociabilidade. Vale lembrar que o rosto é um atributo exclusivamente humano. Nenhum outro animal desenvolveu a diferenciação a esse nível. Ele permite que nos identifiquemos mutuamente, mesmo durante nosso processo de envelhecimento. É como se nosso aparato biológico corroborasse para uma segunda natureza_ a social. A dependência do olhar alheio para a nossa existência no singular.O rosto também é a imagem recorrente usada pelas organizações não governamentais dedicadas aos direitos humanos para fazer circular suas propostas nas redes. No subtexto, reivindica-se o direto de todos a uma face humana, independentemente do sexo, cor, idade, etnia e religião. Mesmo a ideia de mulher tende a integrar-se à ideia da unidade humana. As imagens do séc. XXI as vinculam mais a um humanismo prático _associado ao direito_ do que a um feminismo reiterativo”.  

Jornalista e professora

            Isabelle Anchieta possui também mestrado em Comunicação pela UFMG e graduação em jornalismo pela PUC Minas, recebendo o prêmio de Destaque Acadêmico do curso. Como jornalista foi âncora da Rede Globo Minas em Divinópolis e repórter de documentários pela Rede Minas/ TV Cultura.
Em 2008 recebeu prêmio nacional de Jornalismo pelo Rumos Itaú Cultural como professora de Jornalismo Cultural. Tem dois livros publicados “Sete Propostas para o Jornalismo Cultural” (2009) e “Mapeamento do Jornalismo Cultural no Brasil” (2008).  A pesquisadora é também colaboradora das revistas Sociologia e Mente e Cérebro da Scientific American. Seus artigos[1] sobre jornalismo são adotados em disciplinas nas universidades de língua portuguesa como a Universidade de Coimbra, a Universidade da Madeira e a Universidade de Nova de Lisboa, em Portugal e também na Universidade Lusófona, em Cabo Verde.

Isabelle De Melo Anchieta
Email: isabelleanchieta@gmail.com; cel: (031) 9923-1312



[1] Com destaque para a adoção dos artigos: “Jornalismo cultural: por uma formação que produza o encontro da clareza do jornalismo com a densidade e a complexidade da cultura” (artigo premiado pelo Rumos Itaú Cultural, 2008); “A defesa de uma nova objetividade jornalística: a intersubjetividade”(2007); “A notícia como forma de conhecimento segundo Robert Park (2007); “O paradoxal estatuto do conhecimento jornalístico”(2012). 

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