junho 13, 2012

Parar de dar aula....voltar para a TV



Mais uma encruzilhada,

Dessas muitas que nos deparamos depois de trilhar rotas sem bifurcação
Duas placas se anunciam: uma continua, outra leva a um caminho parcialmente desconhecido
O mais difícil dessa opção é que não trata-se do clichê de estar entre o comodismo e a mudança,
Já que a via principal é também o princípio, o meu princípio, o fundamento: onde encontro as minhas maiores forças, onde posso me doar e de onde recebo uma inesgotável fonte de reconhecimento e afeto. Ensinar. Meus alunos. Como é bom, como tenho prazer... Porque isso sou eu, EU em caixa alta.
No segundo caminho: a TV. Nela já tive experiências que ora me fizeram sentir em caixa alta, ora em baixa. Com ela realizei experimentações de linguagem, misturei literatura com imagens e descobri um novo prazer.
Dentre eles o de me superar. De ter que lidar com minha imagem: com as delícias e as aflições dessa frágil relação _ tão delicada e tão humana. Fiz com a TV o exercício de encontrar um lugar que estivesse além da minha vaidade. Por isso foi bom parar! Para poder reencontrar minha base forte: a do conhecimento. Com ele ganho asas para deixar minhas mesquinharias abaixo. Onde possa ver com olhos de águia e engolir meus lixos de forma violenta, na espera de lançar-me novamente em busca de ar limpo. 
Nesse rota que agora vou tomar quero ser guiada por essa águia do conhecimento; não pelos ratos da minha vaidade. 
Superar-me com o objetivo de oferecer para as pessoas algo que ao mesmo tempo está e que transcende minha imagem.
Um programa que criei, sobre um tema que estudo há mais de 7 anos: as imagens da mulher. Mulheres Imprevisíveis. Um programa que traz como pano de fundo uma questão simples e central: a de como viver? quais os riscos, as delícias e o preço de romper com a previsibilidade? Segundo o filósofo suíço Jean Jaques Rousseau relatar a vida dos outros nos oferece esse exercício: o de nos confrontar com nossa própria vida e com os limites que criamos ou que enfrentamos para vivê-la. Em uma citação Rousseau diz: “para conhecer seu coração, é preciso começar por ler o coração de outrem. Os heróis imperfeitos de nosso tempo incitam não a imitação ou a submissão, mas ao exame e interrogação”     

Quero aprender com essas mulheres! Quero contar bem essa história e dividir tb o que aprendi nesses anos de estudo de doutoramento sobre o tema.

Dar existência a esse programa faz ecoar em mim um conceito filosófico que norteia meu modo de pensar e agir. Quem me ofereceu essa ideia, não sem propósito, é o  meu autor favorito. Ele o diz lindamente assim:
"E se mais adiante te faltarem todas as escadas, será preciso saber subir sobre a tua própria cabeça, senão como quererias subir mais alto?" (Nietzsche. A.F.Z, p.122)  

Vou tentar ser na TV, com esse programa, o que sou para meus alunos;
Por isso essa mensagem é também uma pequena despedida da sala de aula (que tanto me aperta o peito)
É um até logo para pegar uma rota nova que agora exige isso, 
Mas, que em breve será uma via paralela,
Queridos, vcs me deram mais do que eu dei a vcs,
Vcs me oferecem, generosamente, uma imagem para mim mesma. Foram o mais belo espelho que tive, formando uma Isabelle Anchieta da qual me orgulho. Um EU em caixa alta, sempre alta...

Por isso, perder vocês de vista é correr o risco de me perder um pouco também,
Espero me reencontrar nesse outro lugar, usando via memória afetiva, a imagem que me deram,

Com carinho, saudades e agradecimento,
Isabelle Anchieta

4 comentários:

luizseabra1@gmail.com disse...

Oi amiga!!! A TV anda tão vazia... Que bom tê-la de volta, mais viva, inteligente, eternamente linda. Felicidades e muitas felicidades, viu!

Carla Miskulin disse...

Professora, que texto maravilhoso e emocionante!
Sinto muito pelos alunos que não terão o prazer de assistir a uma aula sua!
Mas, também, fico muito contente por outras pessoas, fora da universidade, terem o prazer de conhecer seus trabalhos, seu caráter e sua inteligência.
Você é uma profissional brilhante e uma mulher admirável! Tenho um orgulho gigantesco de dizer que fui sua aluna!
Obrigada por todos os ensinamentos!

Com carinho,
Carla

Claudia Sciré disse...

Nossa Isabelle! parabéns! estou curiosa para te ver na TV. quando vai ser? onde?
beijos

Claudia Sciré disse...

Isabelle parabéns pelo novo projeto! quando vai ser? onde? estou curiosa para te ver na Tv...
Vi que estou no caminho inverso ao seu, estou querendo começar a dar aulas agora no segundo semestre, deseje-me sorte...

bjs