agosto 04, 2008

Curso da professora em parceria com o antropólogo Roberto DaMatta e a designer Adrienne Rabelo

A Moda brasileira e suas identidades

Foto: Roupa de Lino Villaventura

Existe uma moda brasileira? Em um país multicultural não seria melhor dizer que existem “modas” no plural? Como podemos encontrar modas brasileiras e produzir produtos com identidade e valor agregado? São essas as questões que a designer e artista plástica Adrienne Rabelo e a pesquisadora e mestre em comunicação Isabelle Anchieta de Melo irão discutir. As mineiras são as brasileiras escolhidas para representar o Brasil no primeiro Congresso Internacional de Moda (CIM 2008) que acontece na Europa, em Madri. Elas desenvolveram um projeto denominado “Laboratório de Moda Brasil” que tem como desafio levantar as múltiplas identidades das modas no país.

Professores:

Roberto Damatta - Antropólogo, Ensaísta de Cultura, Professor Doutor da Universidade de Notre Dame (EUA), Doutor pelo Peaboy Museum, Harvard University (EUA). Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço. Considerado um dos grandes nomes das Ciências Sociais brasileiras, DaMatta é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros e Heróis, A casa e a rua ou O que faz o brasil, Brasil?.

Adrienne Rabelo - Design e consultora de moda, formada em Belas Artes pela UFMG e com curso de estilismo pelo estúdio Berçot/Marie Rucki de Paris. A design foi premiada por suas criações nos concursos Santista de estilismo e Smirnoff Internacional. Foi coordenadora de moda da Indústria têxtil Ferreira Guimarães e gerente do Moda Tec Fiemg (Federação das Industrias de Minas Gerais). Realiza pesquisas periódicas de tendências e oferece consultorias e palestras para várias empresas. É professora universitária de design de moda e desenvolve uma linha de acessórios que leva o seu nome e que reúne tecnologia com o feito a mão. Produzindo formas e modelagens originais suas bolsas foram selecionadas e expostas no encontro Brasil/França na Galerie Lafayette em 2005.

Isabelle Anchieta - Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisadora pela UFMG, no grupo "Jornalismo, Cognição e Realidade" (JR), que tem como objetivo sistematizar, contextualizar e analisar as Teorias do Jornalismo. Foi apresentadora e editora do jornal da Rede Globo em Minas Gerais. Repórter de documentários especiais pela TV Cultura (Rede Minas de Televisão). É professora de Teorias da Comunicação; de Estudos Avançados em Comunicação e Teorias do Jornalismo no Centro Universitário Newton Paiva.



>>Mais informações no site da Academia de Idéias: http://www.academiadeideias.com/index.asp

5 comentários:

tamara disse...

Oi Isabelle! Escreví no meu blog sobre Os Melhores do Mundo (tamaraemcriticas.blogspot.com). Sobre o sucesso, a fama..Eles começaram por baixo, e por isso, merecem todo o brilho hoje! Assim, como você. Está conquistando seu espaço aos poucos não é?! Subindo cada degrau, sem atropelar os demais. Isso é raro. Quantas, tantas pessoas sobem passando por cima dos outros.. Você sabe que está brilhando. Sabe que está conquistado seu espaço. Ser reconhecido pelo profissionalismo e competência não é pra todos. Você é dez. Merece! Sucesso e paz. Bjo

Raquel Camargo disse...

Esse curso parece ser fantástico. Pena que eu não tive como fazê-lo!!!

Abraço :)

tamara disse...

Oi Isabelle..Atualiza!! Conte como vão as coisas, as novidades.. Sucesso!! Bjosssss
Tamara

Angel disse...

Uau encontrei vc heheh ... Que saudades, se lembra de mim ??? Nossa quanto tempo ... Se responder este depois volto a postar ...
Saudades !!! Angélica

Angel disse...

Queria falar contigo me envie um email ou sei lá me add no msn angelzinhasc@hotmail.com ....