Criamos. Desejamos. Vencemos os limites e todas as forças da natureza. Planejamos. Construímos pontes. Atravessamos. Mas, somos defraudados. Desmoronam as casas. Decompõe-se o metal, a vegetação cresce em volta das paredes. A enxurrada leva nossas conquistas. Quem vence? Nossa vontade de planejar nosso destino ou a natureza? Quem vence? Nossos sonhos ou a frustração de um imprevisto que o Outro nos impõe, amargamente? Queremos, nem sempre podemos. Desejamos e frequentemente a realidade nos toma, nos sequestra os sonhos. Tinge de preto as cores do imaginário. Saímos de uma linda casa para habitar uma prisão. De uma linda vista, para o nada: uma parede. A vida às vezes é uma colisão entre a nossa vontade e a dela. Somos impotentes diante da altura de sua voz. Calamos. Deixamos ruir o que construímos impassíveis, aterrorizados.
“Na nossa alma as forças constrõem ininterruptamente. E, ininterruptamente elas são quebradas, desviadas, rebaixadas pelas outras forças que atuam em nós” (SIMMEL, p.). A alma nunca alcança a vitória decisiva. Mas, “o ritmo inquieto da alma não admite o estado definitivo” da destruição. Cria, cria, desesperadamente, pois não pode admitir que a natureza nos tome, nos aniquile. Do contrário seria suicidar-se em vida. Admitir passivamente a derrocada. Ver ruir a casa, sem tentar ao menos retirar os móveis, o álbum de fotos.
E é na ruína onde se manifesta a forma mais latente e gritante entre o que quer e o que não pode ser. E como um pedaço do que não é mais, a ruína integra-se ao ambiente. Uma espécie de vontade da natureza de contrariar a vontade humana e reintegrar, assim, o edifício a paisagem. Uma vingança a violação que a nossa vontade impõe a natureza. E, é na decomposição e no crescimento da vegetação que aos poucos a ruína une-se a paisagem e torna-se, assim, como uma árvore ou uma pedra mais um elemento do horizonte, ao contrário do que acontece com a cidade, com a vila e as casas que ficaram intactas e claramente distintas da paisagem. A natureza nos toma de assalto. Rouba-nos a vontade.
Essa é a trágica dinâmica da vida: entre o sonho e a desilusão, entre o planejamento e o imprevisto, entre a vontade do espírito e a força da natureza. Mas, o trágico não deve ser tomado como algo necessariamente ruim, como bem insistia Nietzsche em o “Nascimento da Tragédia”. Na sua origem, no teatro grego, o trágico referia-se sempre a um final imprevisto. Podia ser ruim, bom, inconcluso, como a vida. O trágico refere-se, assim, a pulsão da vida, a sua imprevisibilidade e nisso a sua força. Pois, em alguns momentos a mudança de rota que a vida nos impõe produz resultados ainda mais belos do que os que planejamos – e geralmente é isso que ocorre. Nesse resultado há, enfim, o casamento da nossa vontade com a natureza. Uma unicidade, um encontro de uma força estética única. Pois é na ruína, como símbolo e resultado do embate entre a “aspiração ao alto e a queda para baixo”, que se dá a reconciliação do homem com a natureza. A “volta para casa”. Observem como a ruína produz uma sensação de paz...Uma espécie de “harmonia misteriosa” que torna tudo mais belo, mais sentido, ou se preferirem, mais humano. Ao fim, o homem é uma ruína. Pois nele também está a natureza, e com ela a sua luta e sua reconciliação. Porque “o que constitui a sedução da ruína é que nela uma obra humana é afinal percebida como um produto da natureza” (Simmel)
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