Agradeço o reconhecimento do meu trabalho pelo Centro Universitário Newton Paiva pela atenciosa e significativa reportagem de Jefferson Delben sobre minha trajetória profissional no site da instituição. Disponível em: http://www.newtonpaiva.br/Acontecenanewton/news.aspx?newsid=223601
março 30, 2009
março 24, 2009
Mônica Waldvogel discute a pesquisa "A Quarta Mulher" com a autora Isabelle Anchieta na Academia de Idéias

A jornalista Mônica Waldvogel _ apresentadora do Saia Justa, na GNT e da Globo News _ virá a Belo Horizonte para participar de debate sobre uma pesquisa que trata da imagem midiática da mulher no sec. XXI, desenvolvida pela professora mineira Isabelle Anchieta. Tal debate será realizado durante um curso ministrado pela professora no mês de abril na Academia de Idéias. Isabelle irá problematizar as quatro gerações de imagens e imaginários produzidos sobre a mulher ao longo da História. Ela passa de Grande Mãe, Eva, Maria, Afrodite, Pin-Up, Manequim até chegar à quarta geração de imagens denominada de "mulher real e possível", nas imagens publicitárias do séc. XXI. A imagem da mulher transforma-se gradativamente na medida em que aproxima-se dos dilemas da mulher comum, da mulher "qualquer". É nessa passagem, promovida em grande parte pela relação entre a mulher e a mídia em sua reivindicação por reconhecimento social amplo, que percebemos uma possibilidade inédita de emancipação da imagem feminina.
> O mini-curso denominado "A imagem midiática da mulher no sec.XXI, de Deusa a mulher qualquer" acontece nos dias:
7/4Primeira e Segunda Mulher: imagem temida a uma imagem idealizada, Isabelle Anchieta
14/4
Terceira mulher: a emanc. paradoxal da mulher através da moda e do corpo magro., Isabelle Anchieta
24/4
O papel da mídia na emancipação da mulher, MÔNICA WALDVOGEL
24/4
O papel da mídia na emancipação da mulher, Isabelle Anchieta
28/4
Quarta Mulher: a mulher real e possível nas imagens publicitárias do séc. XXI, Isabelle Anchieta
>mais informações pelo telefone: 3281-7750 ou acesse: http://www.academiadeideias.com/

março 13, 2009
março 04, 2009
Professora dará entrevistas na Rede Minas e na TV Assembléia sobre a imagem da mulher na mídia


> Professora participa do programa Sala de Imprensa da TV Assembéia, para debater sua pesquisa "A Quarta Mulher".
O programa vai ao ar na quinta dia 12/03, 21 horas.
.
Horários alternativos:
sexta - 12h15 e 0h10
sábado - 21 horas
domingo - 18 horas
.
> Professora também concedeu entrevista sobre sua pesquisa no Jornal Minas 1º edição, apresentado pela jornalista Sandra Gomes, no dia 06/03 ao 12:00h, na Rede Minas.

março 03, 2009
Diploma em debate: jornalismo de qualidade em sociedade democrática

>>O artigo completo está disponível no site do Observatório da Imprensa:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=527DAC001
>> Ou no site do Sindicatos dos Jornalistas de Minas Gerais

março 02, 2009
Prêmio "Rumos Itáu Cultural" abre inscrições para estudantes e profissionais


março 01, 2009
Sobre a Transitoriedade

"É impossível que toda essa beleza da Natureza e da Arte, do mundo de nossas sensações e do mundo externo, realmente venha a se desfazer em nada. Seria por demais insensato, por demais pretensioso acreditar nisso. De uma maneira ou de outra essa beleza deve ser capaz de persistir e de escapar a todos os poderes de destruição. Pois, um flor que dura apenas uma noite nem por isso nos parece menos bela. É nesse sentido que "o valor de toda essa beleza e perfeição é determinado somente por sua significação para nossa própria vida emocional, não precisa sobreviver a nós, independendo, portanto, da duração absoluta. O que implica dizer que "o valor da transitoriedade é o valor da escassez no tempo". Na medida em que a consciência da "limitação da possibilidade de uma fruição eleva o valor dessa fruição"
(...) "Assim, quando o luto tiver terminado, verificar-se-á que o alto conceito em que tínhamos das riquezas nada perdeu com a descoberta de sua fragilidade. Reconstruiremos tudo o que se destruiu, e talvez em terreno mais firme e de forma mais duradoura do que antes. "
O trecho acima é parte de um ensaio intitulado "Sobre a Transitoriedade" escrito por Freud em novembro de 1915, a convite da Berliner Goetherbund (Sociedade Goethe de Berlim) para um volume comemorativo lançado no ano seguinte sob o título de Das Land Goethes (O País de Goethe).

Assinar:
Postagens (Atom)